Programa Cegonha Araguaiense atende gestantes de Alto Araguaia com a entrega de 6 kits maternidades

Por Lissa Izabely | Assecom AIA

A Prefeitura de Alto Araguaia, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADS), realizou nesta quinta-feira (13) a entrega de seis kits maternidade para atender gestantes do Programa Cegonha Araguaiense. O kit é composto por macacão, luva, meia, kit de body e calça, coberta, cueiro, frauda e bolsa de vinil.

As mamães recebem acompanhamento de uma equipe multidisciplinar em todas as fases materna com orientações de planejamento familiar, prevenção do câncer de mama e de colo do útero, gravidez de risco, oficinas de capacitação, importância do pré-natal, nutrição da mãe, palestra de primeiros-socorros, acompanhamento psicológico, fonoaudiólogo e também pela Comissão Multidisciplinar de Apoio ao Aleitamento Materno (CAAM).

Grávida de gêmeos, Gael e Levi, Tatiane Carvalho destacou a importância de receber os dois kits para a chegada dos bebes. "É muito emocionante receber esse apoio e auxílio da Prefeitura. É uma ajuda necessária, pois com dois bebês não é fácil. O gasto acaba sendo muito grande. A ajuda é de bom grado", finaliza.

O programa fica sob responsabilidade do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) e pela rede de saúde do município. A iniciativa visa beneficiar gestantes em situação de vulnerabilidade que são atendidas pelas políticas de assistência social do município e sejam inscritas no CadÚnico.